Covid-19: Habitantes de Vilar Formoso dizem que confinamento "é mau para tudo"

| País
Porto Canal com Lusa

Almeida, Guarda, 01 fev 2021 (Lusa) - Habitantes e comerciantes de Vilar Formoso, em Almeida, Guarda, estão preocupados com as consequências económicas do confinamento e do fecho da fronteira, devido à pandemia de covid-19, que coloca restrições a quem pretende circular entre Portugal e Espanha.

"É mau para tudo. Está tudo fechado, não podemos ir para Espanha nem os espanhóis podem vir cá [a Vilar Formoso]", disse hoje à agência Lusa João Mesquitela, de 72 anos, morador na vila fronteiriça de Vilar Formoso.

O habitante vaticina que "o rombo" do confinamento e do fecho temporário da fronteira será "o mesmo que aconteceu" com a abolição das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, em 1992.

"Isto está mau para todos e para nós ainda será pior, porque os estabelecimentos comerciais podem fechar", admitiu João Mesquitela.

A moradora Maria Santos, de 67 anos, também reconhece que a situação está "muito má" devido às limitações originadas pela pandemia.

"Está tudo muito mau para todos e não é pouco. Os comércios estão fechados e não se pode passar para Espanha. Havia aqui [em Vilar Formoso] muito comércio e muito movimento de espanhóis e agora está tudo fechado e estamos na miséria. Isto está muito pior do que quando acabaram com a fronteira", disse a mulher.

A mesma habitante de Vilar Formoso acredita que, quando a pandemia passar, "muitos dos comércios já nem devem abrir as portas".

O proprietário do Café Pastelaria Lima, localizado na Rua do Comércio, no centro de Vilar Formoso, disse à Lusa que o confinamento atual "poderá ser ainda pior do que o mais antigo".

João Lima, que tem o estabelecimento encerrado, referiu que irá reabrir portas porque não paga renda: "Se o espaço não fosse meu, não teria possibilidade de continuar".

O empresário admite que a atual situação "pode significar um rombo para o comércio" da vila fronteiriça e também da vizinha localidade de Fuentes de Onõro.

"Aqui, em Vilar Formoso, valem-nos muito os espanhóis. Eles vinham todos os dias, mas desde que começou a pandemia deixaram de vir", disse João Lima, que augura um futuro "negro" para o setor comercial.

No âmbito da reposição do controlo de pessoas nas fronteiras, em vigor até ao dia 14, como aconteceu em março de 2020, é limitada a circulação entre os dois países, em pontos de passagem autorizados, a transporte de mercadorias, trabalho, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência, como acontece na fronteira terrestre de Vilar Formoso/Fuentes de Onõro.

O Governo explicou em comunicado que há oito pontos de passagem permanentes (24 horas por dia), cinco pontos de passagem autorizados nos dias úteis das 07:00 às 09:00 e das 18:00 às 20:00, e um ponto de passagem autorizado (Rio de Onor) às quartas-feiras e aos sábados das 10:00 às 12:00.

Os oitos pontos permanentes são em Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde e Castro Marim.

Os cinco pontos de passagem nos dias úteis são Monção, Miranda do Douro, Termas de Monfortinho, Mourão e Barrancos.

 

ASR (FP) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.