Covid-19: Madeira regista oito novos casos e mantém total de 166 infeções ativas

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 23 nov 2020 (Lusa) - A Madeira registou hoje oito casos de covid-19, todos de transmissão local, e oito recuperações, mantendo-se o total de 166 infeções ativas, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que entre os infetados contam-se três crianças.

"Hoje há oito novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 691 casos confirmados de covid-19", refere o boletim epidemiológico, esclarecendo que se trata de situações de transmissão local associadas a contactos de casos positivos anteriormente identificados.

Três dos infetados são crianças com idades entre os 7 e os 9 anos, que frequentam estabelecimentos de ensino no concelho do Funchal, cujos planos de contingência estão ativos.

A Madeira assinalou também oito recuperações, passando a contabilizar um total de 523.

Até à data, foram registados dois óbitos associados à covid-19 na região autónoma.

"São 166 os casos ativos, dos quais 51 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 115 são casos de transmissão local", refere a Direção Regional de Saúde, sublinhando que 31 são não-residentes e 135 residentes no arquipélago.

Em relação ao isolamento dos casos ativos, 27 pessoas estão numa unidade hoteleira dedicada, 135 em alojamento próprio, quatro encontram-se internadas na Unidade Polivalente do Hospital Central do Funchal dedicada à covid-19, uma das quais nos cuidados intensivos.

A autoridade regional de saúde indica que 894 pessoas estão a ser acompanhadas nos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo, bem como 7.196 viajantes com recurso à aplicação 'MadeiraSafe'.

"No total, há 126 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24", sublinha.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 julho, há a reportar um total cumulativo de 108.886 colheitas para teste ao novo coronavírus realizadas até às 18:30 de hoje.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.388.590 mortos resultantes de mais de 58,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.971 pessoas dos 264.802 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

DC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.