Director nacional adjunto de impostos de Moçambique ferido a tiro por desconhecidos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 01 mai (Lusa) - O diretor nacional adjunto de Impostos de Moçambique, Moisés Marrime, foi ferido a tiro por desconhecidos à porta da sua casa, nos arredores de Maputo, indicou hoje o porta-voz da polícia moçambicana na capital, Orlando Mudumane.

Segundo Mudumane, citado pelo jornal Notícias, o diário de maior circulação em Moçambique, Marrime foi ferido por balas na coluna e no braço, quando se preparava para estacionar a viatura em que seguia na sua residência, no Bairro das Mahoras, subúrbios de Maputo.

Há quatro anos, homens desconhecidos mataram o diretor de Investigação, Auditoria e Informação da Autoridade Tributária (AT), entidade responsável pela coleta de impostos em Moçambique, Orlando José, à entrada da sua casa no Bairro do Zimpeto, arredores de Maputo.

Orlando José foi mortalmente baleado algumas horas após ter mostrado à imprensa diversas viaturas de luxo apreendidas pela AT por alegadamente terem sido importadas sem o pagamento das respetivas taxas aduaneiras.

Nas últimas semanas, dezenas de viaturas foram apreendidas pela AT por supostamente terem sido fraudulentamente importadas com isenção de impostos atribuídos a partidos políticos, mas depois encontradas na posse de particulares.

Com esse esquema, alguns partidos políticos importavam viaturas como suas, usufruindo da isenção de impostos que lhe é legalmente atribuída em Moçambique, passando-as depois a outros proprietários a troco de dinheiro.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.