Teatro Nacional S. João abre concursos públicos para obras no valor de 1,6MEuro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 30 out 2020 (Lusa) -- O Teatro Nacional de São João, no Porto, vai avançar com dois concursos públicos para a adjudicação de obras no edifício sede no valor de 1,65 milhões de milhão de euros, anunciou hoje em Diário da República.

Segundo se lê em Diário da República, o Teatro Nacional de São João (TNSJ) pretende lançar dois concursos públicos para a adjudicação das empreitadas das obras de "Reabilitação do Interior do Edifício do Teatro Nacional São João e Arquitetura de Cena", cujas operações somam um investimento com o preço base de 1,65 milhões de euros, que têm um prazo de execução do contrato de "165 dias", ou seja cerca de seis meses.

Em declarações, por escrito, à agência Lusa, fonte oficial daquela instituição cultural confirmou que pretende lançar concursos públicos para obras de requalificação, que representam um valor de investimento na ordem de 1,65 milhões de euros, e que o edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva "vai encerrar temporariamente para ser submetido a obras de reabilitação do seu interior e da arquitetura de cena, entre o final de março e o princípio de outubro de 2021".

"No ano em que se celebra o centenário da inauguração do edifício-sede, o TNSJ está a preparar mais um relevante capítulo da história deste monumento nacional", avança fonte oficial do TNSJ à Lusa.

Os dois concursos públicos hoje lançados justificam a importância de uma intervenção transversal com a necessidade de "prover a conservação, valorização e modernização do edifício, de requalificá-lo e adequá-lo às atuais exigências legais em termos de segurança e acessibilidade, dando cumprimento a recomendações emitidas pela Direção-Geral das Atividades Culturais, de reabilitar elementos degradados na sala de espetáculos, mas também ao nível dos tetos, paredes e pavimentos", lê-se na resposta enviada à Lusa.

Renovar e substituir os sistemas e equipamentos de climatização, para beneficiar a sustentabilidade energética, conforto térmico e segurança, bem como remodelar e atualizar as instalações e os equipamentos elétricos são outras das obras de requalificação previstas.

A obra de reabilitação da arquitetura de cena do Teatro São João terá a missão, por seu turno, de modernizar a estrutura de palco, nas vertentes mecânica, elétrica e informática, começando pelo nivelamento do palco e pela substituição das quarteladas, e passando pela introdução de varas motorizadas, de novos motores pontuais e de consolas de comando, acrescenta a instituição.

Em 2019, o Norte 2020 -- Programa Operacional do Norte endereçou ao TNSJ um aviso-convite para uma candidatura com vista ao financiamento da requalificação do interior do Teatro São João e do programa comemorativo do seu centenário.

"O financiamento do Norte 2020 permite também levar a cabo a renovação, já em curso, do parque técnico ao nível das componentes de iluminação cénica, som, vídeo e multimédia ou direção de cena, e a promoção de espetáculos e outras iniciativas, como edições, uma exposição museográfica e um colóquio internacional.

A dotação consignada totalizava 2,35 milhões de euros, financiados a 85%, com uma dotação de 2 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

CCM // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.