Antigo hospital de Paços de Ferreira será Centro Distrital de Retaguarda

Antigo hospital de Paços de Ferreira será Centro Distrital de Retaguarda
| Norte
Porto Canal com Lusa

O antigo hospital da Misericórdia de Paços de Ferreira, na região do Tâmega e Sousa, vai acolher o segundo Centro Distrital de Retaguarda covid-19 do distrito do Porto, revelou hoje o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins adiantou que o antigo hospital, que pertence à Misericórdia de Paços de Ferreira, terá capacidade para 40 camas.

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil adiantou ainda que "está a ser ponderada e discutida a possibilidade de abrir um terceiro centro na zona de Penafiel".

À semelhança do primeiro Centro Distrital de Retaguarda covid-19, instalado no Seminário do Bom Pastor em Ermesinde, Valongo, que começou a receber doentes na segunda-feira, a estrutura de Paços de Ferreira servirá para infetados pelo novo coronavírus em condições de continuar a recuperação fora dos hospitais.

Em causa estão doentes que não tenham retaguarda ou condições em casa ou nas instituições onde vivem.

"O objetivo é retirar pressão aos hospitais", disse à Lusa o também presidente da câmara de Gondomar.

Nos últimos dias, a região do Tâmega e Sousa sido alvo de preocupações devido ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus.

A região inclui Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, concelhos onde vigora o dever de permanência no domicílio, decretado há cerca de uma semana pelo Conselho de Ministros.

Esta região é servida pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) que, com unidades em Penafiel e em Amarante, acolhe "cerca de 180" doentes covid-19, "o correspondente a 10% dos internamentos nacionais", de acordo com dados revelados à Lusa hoje pela secção regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Além da situação no Tâmega e Sousa, esta semana está a ser marcada pelas preocupações e reivindicações de vários autarcas do distrito do Porto sobre o crescente aumento de casos na região.

"Vamos aguardar, com expectativa, as resoluções do Conselho de Ministros [marcado para sábado]. Se não forem objetivas e se houver margem de decisão para as autarquias, temos uma reunião pré-agendada para sábado", apontou Marco Martins.

O autarca adiantou que, "a realizar-se, a reunião servirá para uniformizar medidas" e contará com a presença do secretário de Estado Eduardo Pinheiro, também responsável pela coordenação da situação de calamidade na região Norte do país.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.468 em Portugal.

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.