Covid-19: Autoridades moçambicanas encerram 90 estabelecimentos comerciais em 15 dias

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 28 jul 2020 (Lusa) -- A Inspeção Nacional de Atividades Económicas (INAE) moçambicana encerrou 90 estabelecimentos comerciais em todo o país nas últimas duas semanas por violação do estado de emergência face à covid-19, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

A INAE encerrou bares e 'barracas' (bancas informais) de venda de bebidas alcoólicas a funcionar clandestinamente, contrariando a ordem de encerramento em vigor desde 01 de abril.

"A maior parte das situações envolveu detenções porque são estabelecimentos que já tinham sido várias vezes fechados ou advertidos", disse Tomás Timba, porta-voz do INAE.

Segundo o organismo, o encerramento de bares, bancas de venda de álcool e outros espaços de diversão visa prevenir a aglomeração de pessoas sem observância de distanciamento físico.

"Por natureza, estes estabelecimentos deviam estar fechados. Acontece que eles vão funcionando clandestinamente em função da procura", acrescentou.

O país vive em estado de emergência desde 01 de abril, prorrogado por três vezes até final de julho para prevenir a covid-19.

Estão proibidos todo o tipo de eventos e de aglomerações, recomendando-se à população que fique em casa, se não tiver motivos essenciais para tratar.

Moçambique regista um total de 1.720 casos positivos de covid-19, 11 óbitos e 602 recuperados, indicam as autoridades de saúde.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.