Covid-19: Lar de Vila Real começa esta segunda-feira a receber idosos depois da descontaminação

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Lar Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, começa esta segunda-feira a receber idosos depois da deteção de residentes e funcionários com covid-19 e da evacuação do edifício para descontaminação, disse fonte da instituição.

O lar, localizado no centro da cidade, foi evacuado na noite de 27 para 28 de março, depois de terem sido detetados cerca de 70 utentes com covid-19.

Eugénio Varejão, presidente do conselho de administração da instituição, disse à agência Lusa que vai receber hoje quatro residentes, três deles não infetados, que tinham sido transferidos para Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

O quarto idoso que regressará também hoje ao lar está internado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e já testou negativo para a covid-19, depois de ter contraído a doença.

Segundo o responsável, na terça-feira deverão regressar à instituição mais oito utentes, que foram transferidos para o Trofa Saúde Hospital, localizado em Vila Real, todos eles estiveram infetados e também já tiveram um primeiro teste negativo à covid-19, aguardando-se o resultado do segundo teste.

Na instituição ultimam-se os preparativos para receber os idosos.

Com a evacuação do lar, os funcionários, a maioria também com o novo coronavírus, foram para isolamento, o que levantou um problema de falta de recursos humanos.

O responsável referiu que a instituição já conta com 57 pessoas que irão, a partir de agora, trabalhar em equipas que funcionarão "em espelho", ou seja, em turnos rotativos de 15 dias em 15 dias.

Trata-se de colaboradores do lar, pessoas que estavam inscritas no centro de emprego, da Cruz Vermelha e da Segurança Social.

No edifício estão a ser "organizados percursos" para garantir o afastamento dos residentes sem covid-19 dos infetados que irão regressar também nos próximos dias.

Eugénio Varejão referiu que, aos poucos, o lar se prepara para uma "nova realidade" e apontou que "nada volta a ser aquilo que era".

Segundo o responsável, nesta instituição verificaram-se, entretanto, oito falecimentos associados à covid-19, idosos com idades compreendidas entre os 70 e mais de 90 anos e com outras patologias associadas.

Na noite da evacuação do lar foram transferidos 53 utentes para o hospital privado da Trofa, naquela que foi considerada a "maior operação sanitária" realizada no concelho de Vila Real e que envolveu 50 operacionais e 25 viaturas entre bombeiros, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército e Proteção Civil.

Depois da evacuação, o Exército procedeu à descontaminação do lar.

Devido à cadeia de contacto identificada no Lar de Nossa Senhora das Dores, a câmara acionou no dia 24 de março o plano de emergência municipal.

Segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há no concelho de Vila Real 138 pessoas com covid-19.

Em Portugal, de acordo com a DGS, registam-se hoje 535 mortos, mais 31 do que no domingo (+6,2%), e 16.934 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 349 (+2,1%).

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.