Covid-19: Núcleo do Centro da Liga Contra o Cancro distribui apoio por estruturas regionais

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 03 abr 2020 (Lusa) - O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) anunciou hoje a implementação de um plano estruturado de auxílio às instituições hospitalares, centros de saúde, lares e residências de idosos de toda a região Centro.

O plano, que vai decorrer durante a fase crítica da pandemia da covid-19, prevê a distribuição de bens e material de proteção, começando pelas unidades hospitalares e estendendo-se depois aos centros de saúde, lares e residências de idosos, refere o núcleo, em comunicado enviado à agência Lusa.

"Logo que os aspetos logísticos estejam mais normalizados, o plano visa manter e reforçar o apoio aos doentes oncológicos e suas famílias", acrescenta a nota, salientando que "a ação visa, em primeiro lugar, auxiliar os profissionais de saúde e desta forma proteger os doentes oncológicos".

O Núcleo Regional do Centro da LPCC já distribuiu "6.064 bens alimentares a doentes e profissionais de saúde no IPO de Coimbra, nomeadamente produtos como leite, néctares, bolachas unidose, compotas variadas e águas".

No IPO de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) entregou "500 viseiras de proteção individual", 60 botas e cogulas, confecionadas pelos seus voluntários, e seis guichés acrílicos de proteção".

Distribuiu ainda 775 produtos (como viseiras, máscaras cirúrgicas, álcool e toalhitas de solução alcoólica) a diversas estruturas de apoio a idosos.

"O Núcleo Regional do Centro encontra-se, neste momento, a ultimar vários outros processos de aquisição de bens, equipamentos e materiais, representando esta ação um esforço financeiro global na ordem dos 145 mil euros", refere o comunicado.

Aquele organismo perspetiva entregar, nos próximos dias, mais "6.400 unidades de viseiras de proteção e 206 unidades de acrílicos de proteção para guiché, 11.300 bens alimentares a doentes e profissionais de saúde e 5.000 máscaras cirúrgicas, 2.000 máscaras FFP2 e 240 unidades de álcool (250 ml)".

Nesta operação inicial de doação de bens e materiais, o núcleo vai distribuir mais de 33 mil produtos.

"O Núcleo Regional do Centro está mobilizado para, imediatamente após esta fase ativa de entrega de bens e materiais, manter e reforçar o apoio ao doente oncológico e familiares" a nível local e regional, através de um programa de apoio, a médio e longo prazo, que aposta no reforço de serviços, nomeadamente no apoio social, apoio jurídico e psico-oncológico, em formato não presencial, realça ainda o comunicado.

A LPCC disponibiliza ainda apoio através da linha informativa nacional, Linha Cancro (808 255 255).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 51 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na véspera (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação a quarta-feira (+9,5%).

Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.