Covid-19: Câmara de Santa Comba Dão tem 52 camas para utentes de lares

| País
Porto Canal com Lusa

Santa Comba Dão, Viseu, 01 abr 2020 (Lusa) - O município de Santa Comba Dão anunciou hoje ter criado dois polos para receber utentes de lares de idosos, na eventualidade de ser necessário evacuar estes equipamentos devido ao novo coronavírus.

"Os polos de acolhimento vão funcionar em dois equipamentos escolares do concelho, que estão a ser equipados e organizados pelos serviços municipais de proteção civil, com a instalação de 52 camas e outras estruturas necessárias para eventuais situações de isolamento", explica a autarquia.

Esta medida - tomada pelo presidente da Câmara, Leonel Gouveia, enquanto diretor do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil - visa apoiar os planos de contingências dos lares e residências para idosos do concelho.

"As camas disponibilizadas poderão vir a ser requisitadas para outros fins, de acordo com orientações e diretivas das autoridades de saúde", sublinha.

Segundo a autarquia, foram ainda afetados "80 colchões para suporte a eventuais cenários em que seja necessário prestar auxílio às populações e para apoiar, logisticamente, grupos de operacionais, equipas e brigadas, que operem no quadro da proteção civil".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais de 200.000 eleitores podem já votar este domingo 

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, é um dos mais de 200 mil eleitores que se inscreveram para o voto antecipado, este domingo, uma semana antes do dia das legislativas.

Segundo satélite português lançado para o espaço esta segunda-feira

O segundo satélite português vai ser lançado para o espaço na segunda-feira, a partir dos Estados Unidos, para observar os oceanos durante três anos.

Marcelo vota antecipadamente e pede que se pondere voto eletrónico

O Presidente da República apelou aos portugueses para que votem este domingo e no dia 10, evitando a tendência de aumento de abstenção que se verifica noutros países, e pediu que se ponderasse sobre o voto eletrónico.