Covid-19: Vila Velha de Ródão realiza testes rápidos a profissionais e utentes de lares

| País
Porto Canal com Lusa

Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, 01 abr 2020 (Lusa) - A Câmara de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, iniciou hoje a realização de testes rápidos à covid-19 a utentes de lares e profissionais identificados como prioritários pelo corpo técnico.

"Estes testes rápidos permitem a deteção de anticorpos IgG e IgM de sensibilidade de 92 por cento quando comparada com testes de PCR, testes marcação CE, devidamente registados no Infarmed", explica, em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Vila Velha de Ródão.

Esta ação tem como objetivo dar uma resposta ao despiste do surto, principalmente junto de quem tem a responsabilidade de cuidar dos outros.

Integram o grupo prioritário os funcionários das instituições de apoio a idosos do concelho de Vila Velha de Ródão e os utentes destas instituições que sejam caracterizados pelo corpo técnico como prioritários.

Também os profissionais e técnicos de saúde, bombeiros, os colaboradores do município que garantem os serviços básicos de higiene e segurança pública e que apoiam a rede de solidariedade do concelho de Vila Velha de Ródão, "que apresentem sintomas associados à covid-19, definidos por prioridade em articulação com as instituições responsáveis, serão testados".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes e 8.251 casos de infeções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Ordem dos Enfermeiros analisou 650 queixas e suspendeu oito profissionais em 2023

A Ordem dos Enfermeiros (OE) analisou 650 queixas contra profissionais em 2023, mais 243 relativamente ao ano anterior, das quais resultaram 260 procedimentos disciplinares e a suspensão de oito enfermeiros, revelam dados divulgados à agência Lusa.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.