Covid-19: Universidade apoia Associação Académica de Coimbra com 240 mil euros

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 01 abr 2020 (Lusa) -- A Universidade de Coimbra anunciou hoje que vai apoiar a Associação Académica de Coimbra (AAC) com 240 mil euros, através de um contrato-programa que, face à pandemia da covid-19, não estará associado a atividades culturais e desportivas específicas.

O valor atribuído à AAC sofre um corte de 20 mil euros, em relação ao apoio atribuído pela Universidade de Coimbra (UC) no contrato-programa de 2019.

No entanto, este ano, "em função do impacto económico da pandemia da covid-19", o contrato-programa assume-se "como um apoio direto ao funcionamento da mais antiga associação de estudantes do país", salienta a UC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O documento, assinado esta semana pelas duas partes, prevê a entrega imediata de cerca de 200 mil euros à AAC, sendo a restante parcela disponibilizada no 2.º semestre deste ano, esclareceu.

"Este ano, embora o estado de emergência imposto pela pandemia da covid-19 possa limitar a realização de parte das iniciativas culturais, desportivas e de intervenção cívicas previstas no plano de atividades da AAC, a UC mantém o seu apoio financeiro, solidária com a situação que a associação estudantil atravessa", salienta a Universidade de Coimbra.

Citado na nota de imprensa, o presidente da AAC, Daniel Azenha, frisou que este apoio será "essencial para a estabilidade" da associação estudantil.

Na segunda-feira, a AAC afirmou que a pandemia da covid-19 deverá levar a perdas financeiras de "centenas de milhares de euros", nos próximos três meses, salientando o impacto do adiamento da Queima das Fitas - uma das principais fontes de receita da casa.

JGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.