Covid-19: Japão pediu adiamento por um ano dos Jogos e o COI aceitou

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse hoje que o Comité Olímpico Internacional (COI) aceitou o seu pedido de adiar por um ano os Jogos Olímpicos Tóquio2020, devido ao surto da Covid-19.

Abe tornou público o seu pedido em declarações aos jornalistas, após ter tido uma conversa por videoconferência com o presidente do COI, Thomas Bach, e garantiu que o suíço concordou a "100%" com a sua proposta.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 deveriam realizar-se de 24 de julho a 09 de agosto.

Antes, na madrugada de hoje, em comunicado, o comité organizador reafirmou estar a "examinar planos detalhados para diferentes cenários, incluindo a abertura dos Jogos em 24 de julho, de acordo com o acordo alcançado com o COI".

Reiterando que o cancelamento "não está na agenda", a organização de Tóquio2020 assegurou dar prioridade à "segurança dos atletas, espetadores e todos os outros participantes".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde. Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

 

NFO // AJO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: “É um título que queremos muito trazer para o Museu”

A época 2022/23 está quase a terminar, mas ainda há um título para conquistar e Sérgio Conceição sublinhou isso mesmo no lançamento da final da Taça de Portugal frente ao SC Braga, que se joga no próximo domingo, às 17h15 (RTP1), no Estádio do Jamor. Sublinhando que estarão frente a frente “duas grandes equipas”, o treinador dos atuais detentores do troféu quer que os Dragões se mantenham fiéis às características que lhes são reconhecidas: “Temos de ser uma equipa coesa defensivamente, sempre a perceber que é necessário agressividade e muita intensidade”. “Sinto que o público vai ser fundamental neste jogo que pode valer um título”, acrescentou Sérgio Conceição.

Pepe: “Espero que seja um grande dia para todos os portistas”

O FC Porto prepara-se para disputar a final da Taça de Portugal pela quarta vez nos últimos cinco anos (domingo, 17h15, RTP 1). À procura de reconquistar o troféu que já ergueu em três ocasiões e de que é detentor, Pepe vê “os jogadores num bom momento de forma” e a “equipa preparada” para “um jogo extremamente difícil”.

FC Porto (Hóquei em Patins): Meia-final para decidir em Lisboa

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o Benfica (5-2), no Dragão Arena, no Jogo 4 das meias-finais do Play-off do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Após este resultado, a eliminatória volta a estar empatada (2-2) e será mesmo necessário o decisivo Jogo 5.