Covid-19: Enfermeiros do Centro consideram urgente a criação de centros para outras patologias

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 18 mar 2020 (Lusa) - A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCOE) considerou hoje que é urgente a criação dos Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, para que seja possível continuar a receber doentes com outras patologias.

"Todos os dias estão a aparecer cadeias de transmissão ativas dentro dos hospitais e centros de saúde. Esta realidade é absolutamente drástica para o Serviço Nacional de Saúde, para as pessoas e para os profissionais de saúde", denunciou o presidente do SRCOE, citado num comunicado enviado à agência Lusa.

Para Ricardo Correia de Matos, "é urgente a criação dos Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, para que seja possível continuar a receber, tratar e cuidar de pessoas com outras patologias, sem existir risco de contágio".

Segundo o dirigente, na área dos hospitais de referência deve ser destinado um edifício "dedicado exclusivamente ao diagnóstico e isolamento das pessoas suspeitas ou infetadas que ainda não necessitem de cuidados intensivos".

"Precisamos de parar rapidamente a cadeia de contágio nos profissionais de saúde", sublinha o presidente do SRCOE, salientando que "todos os doentes com sintomatologia respiratória devem ser tratados como casos suspeitos", mas que sem o devido equipamento de proteção individual "não podem avançar".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 84.000 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.