Covid-19: Enfermeiros do Centro consideram urgente a criação de centros para outras patologias
Porto Canal com Lusa
Coimbra, 18 mar 2020 (Lusa) - A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCOE) considerou hoje que é urgente a criação dos Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, para que seja possível continuar a receber doentes com outras patologias.
"Todos os dias estão a aparecer cadeias de transmissão ativas dentro dos hospitais e centros de saúde. Esta realidade é absolutamente drástica para o Serviço Nacional de Saúde, para as pessoas e para os profissionais de saúde", denunciou o presidente do SRCOE, citado num comunicado enviado à agência Lusa.
Para Ricardo Correia de Matos, "é urgente a criação dos Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, para que seja possível continuar a receber, tratar e cuidar de pessoas com outras patologias, sem existir risco de contágio".
Segundo o dirigente, na área dos hospitais de referência deve ser destinado um edifício "dedicado exclusivamente ao diagnóstico e isolamento das pessoas suspeitas ou infetadas que ainda não necessitem de cuidados intensivos".
"Precisamos de parar rapidamente a cadeia de contágio nos profissionais de saúde", sublinha o presidente do SRCOE, salientando que "todos os doentes com sintomatologia respiratória devem ser tratados como casos suspeitos", mas que sem o devido equipamento de proteção individual "não podem avançar".
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.
Das pessoas infetadas, mais de 84.000 recuperaram da doença.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.
AMV // SSS
Lusa/fim