Covid-19: Mira abre linha de apoio e desinfeta lugares públicos

| País
Porto Canal com Lusa

Mira, Coimbra, 18 mar 2020 (Lusa) - A Câmara Municipal de Mira anunciou hoje que vai "apoiar diretamente as pessoas e famílias mais vulneráveis" do concelho durante a pandemia Covid-19, tendo criado uma linha e serviço de apoio social à população.

Entre as medidas previstas está a compra e entrega de medicamentos, comida ou outros bens nas residências das pessoas mais fragilizadas, por doença, idade ou condição social.

"Para além da adaptação que já fizemos a todos os serviços, a Câmara Municipal decidiu apoiar diretamente as pessoas e famílias mais vulneráveis, de modo a ultrapassar esta fase crítica que vivemos atualmente, criando uma linha e serviço de apoio social à população, com o número 231 247 027, disponível no horário das 09:00 às 19:00, a funcionar para já de segunda a sexta, sendo que o horário de funcionamento será analisado à medida do evoluir da situação", explica o presidente da Câmara, Raul Almeida.

Todos os cidadãos que se queiram voluntariar para colaborar neste serviço de apoio social poderão fazê-lo através do mesmo número de telefone.

A Câmara criou um grupo de trabalho para acompanhar em permanência a evolução da situação, que está em contacto permanente com a Autoridade de Saúde, GNR, Proteção Civil, Bombeiros, Juntas de Freguesia, Agrupamento de Escolas, IPSS e demais entidades parceiras.

Lançou ainda uma campanha de desinfeção de lugares públicos, como multibancos, farmácias ou correios.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou na terça-feira o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião do Conselho de Estado para hoje, para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".