Oposição diz que ainda não há acordo para saída da crise

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 20 fev (Lusa) -- Um dos líderes da oposição na Ucrânia afirmou hoje que ainda não se alcançou um acordo para a saída da crise no país, apesar de algumas cedências feitas pelo presidente Viktor Ianoukovitch.

Fonte da comitiva do chefe da diplomacia francesa citada pela agência France Presse confirmou também que ainda não se chegou a um acordo político e que os três ministros da União Europeia que estão em Kiev pretendem um encontro com o chefe de Estado ucraniano.

No final de uma reunião com os ministros francês, alemão e polaco, o líder da oposição Vitali Klitschko afirmou aos jornalistas que até àquele momento não havia qualquer acordo.

Momentos antes, o primeiro-minsitro polaco, Donald Tusk, anunciou que os ministros da União Europeia obtiveram em Kiev o acordo do Presidente ucraniano para convocar eleições presidenciais e parlamentares antecipadas, ainda este ano.

"Foi acordado com Ianukovich que as eleições presidenciais e legislativas serão realizadas este ano e que será criado nos próximos 10 dias um governo de unidade nacional", disse Tusk a jornalistas.

Após várias semanas de calma, Kiev voltou, desde terça-feira, a ser palco de violentos confrontos entre ativistas antigovernamentais e forças de segurança, que já provocaram mais de 90 mortos, 70 dos quais hoje, segundo médicos que apoiam os manifestantes.

ARP (JH) // NS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.