Forte explosão e incêndio após colisão de comboios de mercadorias nos EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 31 dez (Lusa) - Dois comboios de mercadorias, um dos quais carregado com petróleo, colidiram, esta noite, em Dakota do Norte, nos Estados Unidos, provocando fortes explosões e um incêndio que forçaram a evacuação de parte de uma pequena cidade.

O acidente ferroviário teve lugar perto de Casselton, condado de Cass, cujas autoridades lançaram um apelo urgente aos 2.400 habitantes de Casselton e aos que vivem num raio de oito quilómetros, a sul ou a leste, para abandonarem a zona, dirigindo-se para os refúgios da localidade de Fargo, a cerca de 40 quilómetros de distância.

Até ao momento, não há relato de feridos na sequência da explosão que gerou chamas de mais de 30 metros de altura quando um comboio carregado com petróleo chocou com outro que transportava cereais.

Os serviços de emergência destacados para o local depararam-se com até dez vagões envoltos em chamas, segundo indicou a sargento Tara Morris aos jornalistas.

A coluna de fumo poderia ser avistada a 40 quilómetros de distância, de acordo com o subdiretor do Departamento de Bombeiros de Fargo, Gary Lorenz.

"Um vagão desprendeu-se e houve uma enorme 'bola de fogo' que ascendia a dezenas de metros", disse Lorenz, segundo a NBC News.

DM // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.