Japão vai manter missão de paz no Sudão do Sul

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 25 dez (Lusa) -- O Governo japonês confirmou hoje que não retirará o contingente do exército que participa na missão de paz das Nações Unidas no Sudão do Sul, apesar do aumento da violência no país africano.

"Vamos continuar a contribuir para a construção do Sudão do Sul juntamente com a comunidade internacional", disse hoje o porta-voz do Governo, Yoshihide Suga, em conferência de imprensa.

O Japão destacou um contingente de cerca de 400 efetivos para o Sudão do Sul em novembro de 2011, quatro meses depois de o país, de maioria cristã e animista, se ter tornado independente do Sudão, de maioria muçulmana, graças a um acordo de paz firmado em 2005, que pôs fim a décadas de guerra civil.

Yoshihide Suga disse também, em declarações recolhidas pela agência Kyodo, que de momento Tóquio "não está a considerar" o envio de mais efetivos para o Sudão do Sul.

As forças nipónicas operam sobretudo na área da capital do Sudão do Sul, Juba, em trabalhos relacionados com a construção de estradas e infraestruturas.

O jovem país vive, desde 15 de dezembro, uma escalada de violência que já causou centenas de mortos.

Na terça-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou o envio de mais quase 6.000 capacetes azuis para reforçar a missão da ONU no Sudão do Sul e proteger de forma mais eficaz os civis.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.