Madrid blinda-se com canteiros e pinos nas ruas centrais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 18 ago (Lusa) -- A Câmara Municipal de Madrid está a colocar canteiros e pinos nas ruas centrais na sequência dos atentados na Catalunha, medida de segurança que já foi adotada noutras ocasiões quando a cidade acolheu eventos que envolvem multidões.

Fontes municipais confirmaram à agência noticiosa espanhola EFE a colocação daqueles obstáculos em diversas ruas de Madrid por motivos de segurança. A disposição dos canteiros e pinos está a ser feita desde a noite de quinta-feira.

Treze pessoas morreram e cerca de uma centena ficou ferida num atentado terrorista em Barcelona, na tarde de quinta-feira.

A meio da tarde uma furgoneta galgado um passeio e atropelou dezenas de pessoas, nas Ramblas, no centro da cidade, tendo o ataque sido reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Durante a madrugada, a polícia catalã abateu cinco indivíduos em Cambrils (Tarragona) na sequência de um atropelamento que provocou ferimentos a seis pessoas.

O Ministério do Interior, que coordena os dispositivos de segurança em matéria de terrorismo, foi quem ordenou a colocação daqueles obstáculos, para limitar a circulação de veículos em determinadas zonas mais frequentadas da cidade.

Este tipo de blindagem foi utilizado pela primeira vez em Madrid nas últimas festas natalícias, tendo ainda sido proibida a circulação de camiões em vários pontos da cidade.

Espanha encontra-se desde junho de 2015 no nível 4 de alerta terrorista, o segundo mais alto.

PAL // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.