Presidente da República reitera solidariedade para com família portuguesa atingida

| Política
Porto Canal com Lusa

Almancil, Faro, 18 ago (Lusa) -- O Presidente da República voltou hoje a transmitir a sua solidariedade para com a família da portuguesa que morreu no ataque terrorista que ocorreu quinta-feira em Barcelona, sublinhando o "momento doloroso" por que está a passar.

"Queria exprimir a essa família, e já tive ocasião de o fazer, falei ao longo do dia, até há minutos, com um dos membros da família que foi de propósito a Barcelona neste momento doloroso e tive ocasião de lhe dizer o que está no coração de todos os portugueses, como nós o acompanhamos, a ele e a sua mulher, neste momento doloroso", afirmou o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, numa declaração aos jornalistas, no Algarve.

Uma portuguesa de 74 anos, que residia na área da Grande Lisboa, foi uma das 13 vítimas mortais do ataque terrorista que ocorreu na quinta-feira em Barcelona.

Uma jovem de 20 anos, neta da mulher que morreu, está dada como desaparecida.

Sublinhando ser compreensível que suas palavras se dirijam hoje "para a família portuguesa atingida por este atentado", Marcelo Rebelo de Sousa adiantou ainda que também teve "ocasião de falar telefonicamente com sua majestade" para transmitir ao rei de Espanha que o povo português está "a vibrar intensamente com aquilo que ocorreu em Barcelona" e "ao lado do povo espanhol".

Mas, acrescentou, igualmente ao lado "dos muito povos que foram atingidos pelo atentado".

"Foram dezenas de nacionalidades, quer em mortos quer em feridos, que foram envolvidos neste atentado", notou o Presidente da República.

MHC // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.