Dominado fogo em Ferreira do Zêzere

| País
Porto Canal com Lusa

Ferreira do Zêzere, Santarém, 15 ago (Lusa) - O incêndio, que desde sexta-feira lavra em Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, foi hoje dominado, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANCP).

Este fogo, que na noite de segunda-feira já dava sinais de abrandar, foi dominado às 05:52, indicou à Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém.

Segundo a página da ANCP, pelas 06:20 continuavam no terreno 156 operacionais e 51 meios terrestres.

Pelas 23:45 de segunda-feira, o Comandante Operacional Municipal de Proteção Civil (COMPC) de Ferreira do Zêzere descreveu à Lusa um cenário de abrandamento das chamas, apesar de ainda existirem "setores ainda muito ativos".

"A situação esteve muito complicada em Dornes, Peralfaia e Rio Cimeiro, onde as chamas chegaram até às casas e aos quintais, mas as habitações foram salvas e só em Rio Cimeiro transferimos algumas pessoas, ao final da tarde, por precaução", disse então Pedro Mendes.

Outro fogo dominado lavrava no distrito de Santarém, no concelho de Abrantes, com 123 operacionais e 33 viaturas no terreno.

O incêndio que mobilizava mais meios esta madrugada localiza-se em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, onde estão 781 operacionais e 214 meios terrestres.

O segundo maior incêndio, entre as ocorrências importantes destacadas pela ANPC, registava-se também no distrito de Castelo Branco. O fogo, que começou no domingo perto da localidade de Louriçal do Campo, no concelho de Castelo Branco, e se alastrou a território do concelho do Fundão, era combatido por 341 operacionais e 107 meios terrestres.

Outro incêndio é destacado pela ANPC em Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, encontrando-se dominado desde as 02:01, com 57 operacionais e 20 veículos no terreno.

ISG (MYF) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal acolhe cimeira bilateral com Cabo Verde a 19 de novembro

Portugal vai acolher a próxima cimeira bilateral com Cabo Verde a 19 de novembro, anunciaram este sábado os primeiros-ministros dos dois países na cidade da Praia.

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.