Comité Olímpico de Portugal partilha preocupações com Presidente da República

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) -- A nova Direção do Comité Olímpico de Portugal apresentou hoje, em Belém, cumprimentos ao Presidente da República, Cavaco Silva, aproveitando para partilhar algumas das suas preocupações.

Um dos problemas colocados pelo Comité Olímpico, representado pelo presidente José Manuel Constantino, seria aproveitar os próximos Jogos Olímpicos, que se vão realizar no Brasil em 2016, para desenvolver "um conjunto de iniciativas convergentes no plano diplomático e no plano desportivo de modo a que o português possa ser colocado como língua de trabalho do comité olímpico internacional".

Outra das preocupações apresentadas por José Manuel Constantino foi em matéria de preparação para os Jogos Rio de Janeiro2016, nomeadamente "em matéria de financiamento público ao desporto e ao modelo que está em execução".

O governo anunciou às federações que iria aplicar um corte de 20 por cento no financiamento do alto rendimento e seleções nacionais até agosto, depois de ter cortado nove por cento nos contratos-programa já assinados para o desenvolvimento da prática desportiva e enquadramento técnico, preparando-se para diminuir outros nove por cento neste item.

A maioria das federações desportivas já veio a publico denunciar a situação dos cortes, alertando que estes vão colocar em causa o planos da época, nomeadamente a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro2016.

TZF/RCP/NF // NF.

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto B: "Estamos precavidos para o que aí vem"

Silvestre Varela anteviu a deslocação à Covilhã deste domingo (12h45).

FC Porto (Basquetebol): Miguel Maria espera uma saída vitoriosa frente aos aveirenses

72 horas volvidas desde mais uma grande vitória europeia, a equipa de basquetebol do FC Porto retoma a luta pelo título nacional no Dragão Arena. A 19.ª jornada do Campeonato reserva uma receção ao Esgueira (sexta-feira, 20h00, FC Porto TV/Porto Canal) e Miguel Maria Cardoso espera “continuar a ganhar porque trabalhar sobre vitórias é muito mais fácil”.

FC Porto: De volta ao Olival com o foco no Sporting

Final da Taça da Liga joga-se sábado às 19h45 em Leiria.