Comité Olímpico de Portugal partilha preocupações com Presidente da República

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) -- A nova Direção do Comité Olímpico de Portugal apresentou hoje, em Belém, cumprimentos ao Presidente da República, Cavaco Silva, aproveitando para partilhar algumas das suas preocupações.

Um dos problemas colocados pelo Comité Olímpico, representado pelo presidente José Manuel Constantino, seria aproveitar os próximos Jogos Olímpicos, que se vão realizar no Brasil em 2016, para desenvolver "um conjunto de iniciativas convergentes no plano diplomático e no plano desportivo de modo a que o português possa ser colocado como língua de trabalho do comité olímpico internacional".

Outra das preocupações apresentadas por José Manuel Constantino foi em matéria de preparação para os Jogos Rio de Janeiro2016, nomeadamente "em matéria de financiamento público ao desporto e ao modelo que está em execução".

O governo anunciou às federações que iria aplicar um corte de 20 por cento no financiamento do alto rendimento e seleções nacionais até agosto, depois de ter cortado nove por cento nos contratos-programa já assinados para o desenvolvimento da prática desportiva e enquadramento técnico, preparando-se para diminuir outros nove por cento neste item.

A maioria das federações desportivas já veio a publico denunciar a situação dos cortes, alertando que estes vão colocar em causa o planos da época, nomeadamente a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro2016.

TZF/RCP/NF // NF.

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.