Cerca de 80 trabalhadores já aceitaram rescisão amigável de contrato

Cerca de 80 trabalhadores já aceitaram rescisão amigável de contrato
| Norte
Porto Canal

Cerca de 80 trabalhadores dos estaleiros de Viana já aceitaram o acordo para a rescisão dos contratos, envolvendo indemnizações globais de 6,2 milhões de euros, indicou hoje à Lusa fonte da administração da empresa.

Estes dados, precisou a mesma fonte, refletem o número de acordos preparados entre 03 e 12 de dezembro, com vista à rescisão amigável dos contratos de trabalho.

"Até ao final do dia de quinta-feira cerca de 80 trabalhadores manifestaram nos recursos humanos a intenção de rescindir os respetivos contratos no âmbito do plano que lhes foi proposto. Estes processos poderão estar fechados até ao início da próxima semana", disse a mesma fonte, questionada pela agência Lusa.

As indemnizações individuais a pagar aos 609 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) variam entre os 6.000 e os 200 mil euros. Contudo, a comissão de trabalhadores, que agendou para hoje à tarde uma manifestação de protesto contra o encerramento da empresa, tem vindo a apelar à não-aceitação de qualquer acordo.

Segundo a administração da empresa, os acordos estão prontos a avançar e só não foram ainda assinados porque a autorização para a Empordef contrair um empréstimo bancário para financiar este plano só foi aprovado, em Conselho de Ministros, a 05 de dezembro, aguardando-se a libertação das verbas necessárias.

Esta semana, em declarações à agência Lusa, o presidente da Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef) afirmou querer evitar a "todo o custo" o despedimento coletivo nos ENVC, optando pela negociação de acordos amigáveis.

"Não diria que é uma decisão adquirida que tem que haver despedimento coletivo. Diria até que, a todo o custo, deve-se evitar essa solução e deve-se sempre criar, por diálogo, por negociação, por acordo, soluções construtivas que sejam no interesse das pessoas, do Estado e do futuro da atividade económica existente", afirmou Rui Vicente Ferreira.

O administrador da Empordef - holding que detém a totalidade do capital social dos estaleiros -, admitia na altura que "há condições, num curto espaço de tempo, para completar o processo" de subconcessão, concurso internacional que o grupo português Martifer venceu.

"A nossa perspetiva é de entregar, durante o mês de janeiro, se possível, a atividade ao novo subconcessionário", apontou Vicente Ferreira.

Além disso, garante que as condições propostas no plano social para a rescisão dos contratos, que vai custar ao Estado 30,1 milhões de euros, "tem em conta" as situações sociais, familiares e grupos etários dos trabalhadores, esperando por isso "uma grande adesão", mas sem fixar prazos para concluir esta fase.

"Quanto mais depressa houver um grau de adesão elevado a esse plano social, mais rápido é possível, em relação ao universo remanescente, tomar decisões", disse.

Por outro lado, admite que o início do recrutamento de trabalhadores pelo novo subconcessionário - que anunciou a criação de 400 empregos -, facilite a implementação deste plano.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.