Castelo Branco e Santarém são os distritos que mais preocupam a Proteção Civil

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 jul (Lusa) - Os incêndios que lavram no distrito de Castelo Branco e na zona de Mação, distrito de Santarém, são aqueles que durante esta noite concentram uma maior atenção por parte da Proteção Civil.

Pelas 01:40 de hoje registavam-se cinco incêndios ativos e uma mobilização de 1.678 operacionais, apoiados por 534 veículos, segundo adiantou à agência Lusa a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar.

"Neste momento é difícil distinguir qual será o incêndio mais preocupante, mas o da Sertã é aquele que concentra um maior número de meios (1.012 operacionais). Este incêndio atinge o concelho da Sertã, o de Proença à Nova e o de Mação, já no distrito de Santarém", referiu.

Patrícia Gaspar destacou ainda o incêndio que lavra na localidade de Vale de Coelheiros, também no distrito de Castelo Branco, que mobiliza 446 operacionais e 147 meios terrestres e um que deflagrou já esta noite no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, que está a ser combatido por 89 bombeiros e 27 veículos.

"Neste momento estamos com todos os incêndios ativos. Aquilo que estamos a contar é que a noite possa ser aqui uma boa janela de oportunidade para conseguirmos inverter o desenvolvimento destes incêndios. Já não digo dominar, mas pelo menos conseguir reverter esta tendência que tem sido de uma evolução desfavorável", sublinhou.

A responsável da ANPC referiu ainda que durante o dia de terça-feira, na sequência dos incêndios que lavraram em Portugal Continental, houve o registo de oito feridos leves, a maioria devido à inalação de fumos.

"O que eu posso dizer é que durante o dia de hoje o grande desafio foi encontrar um equilíbrio no combate direto das chamas e a proteção às populações. Não tivemos vítimas a registar e isso para nós é um ponto de honra", concluiu.

FYS//ISG

Lusa/fim

+ notícias: País

FNE e Governo chegam a acordo para recuperação do tempo de serviço

A Federação Nacional da Educação (FNE) e o Governo alcançaram hoje um acordo para a recuperação do tempo de serviço congelado durante a ‘Troika’, que será devolvido ao longo de quatro anos.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.