Senhor de Matosinhos. A romaria centenária que traz um “pacote” de boa disposição

Senhor de Matosinhos. A romaria centenária que traz um “pacote” de boa disposição
Foto: Porto Canal
| Norte
Maria Abrantes

É na barraquinha da Conferência de São Vicente de Paulo, em plena romaria do Senhor de Matosinhos, que um grupo de amigas tenta a sorte na roleta da quermesse. Um euro a cada uma e a animação fica garantida, para o grupo que cumpre a tradição de visitar a festa centenária da cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O espadal (vinho verde) foi iguaria principal do almoço deste grupo de amigas. A colheita era boa e a alegria visível. Uma volta na roleta e a língua portuguesa começa a ‘fazer das suas’. Entre molhos de soja e polpas de tomate como brinde, foram os dois pacotes de especiarias que fizeram furor e arrancaram as maiores gargalhadas. “O que levo no pacote? Açafrão, pimenta preta… Ui, vai ser complicado levar no pacote com isto”, brinca uma das protagonistas da animação do grupo, que cumpre a tradição anual de frequentar a romaria que conta já com mais de 700 anos.

Apesar de as farturas e o pão com chouriço serem mencionados como “essenciais” do Senhor de Matosinhos, a tónica assenta no facto de ser uma festa que une amigos e família, não esquecendo a importância da missa, celebrada no feriado municipal, 21 de maio. “Gosto muito da Missa do Senhor de Matosinhos. E a festa em si, a alegria, as farturas, os divertimentos. Já trazia o meu filho, em pequenino, agora trago a neta”, diz Maria Oliveira, a quem a romaria traz memórias muito felizes.

Já para Maria Craveiro, a festa que começa em maio e termina no início de junho, “marca a chegada do verão, a alegria e a boa disposição dos portugueses”.

Esta terça-feira celebra-se o feriado municipal da cidade, mas até dia 2 de junho “Têm de cá vir. Só vivendo este momento”, é o convite deixado pelo grupo de amigas do almoço bem ‘regado’ e que têm “a certeza que vão gostar”.

+ notícias: Norte

Arranca em Espinho festival que traz a Portugal formadores de “Star Wars” e “Poor Things”

A edição comemorativa dos 20 anos do FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema arranca esta segunda-feira em Espinho com 268 filmes distribuídos por sessões competitivas e panorâmicas, e com formação por especialistas de filmes como “Star Wars” e “Pobres Criaturas”.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.