Coreia do Norte ameaça Seul com "mar de fogo"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, Coreia do Sul, 22 nov (Lusa) -- A Coreia do Norte ameaçou hoje transformar o palácio presidencial de Seul num "mar de fogo", quando se assinalam três anos do bombardeamento de uma ilha sul-coreana.

O exército sul-coreano lançou manobras militares nas imediações da ilha de Yeonpyeong, onde sul-coreanos -- dois soldados e dois civis -- foram mortos num ataque norte-coreano a 23 de novembro de 2013.

"Há três anos, um batismo de fogo de represálias limitou-se a Yeonpyeong, mas da próxima vez, a Casa Azul [nome do palácio presidencial sul-coreano] e todos os edifícios desse regime serão alvos", alerta o exército norte-coreano em comunicado.

A mesma nota refere que, se "Seul continuar a provocar, o mar de fogo de Yeonpyeong tornar-se-á num mar de fogo na Casa Azul".

A Coreia do Norte lança regularmente ameaças contra o sul, mas raramente elas são seguidas de atos, no entanto, há três anos, Pyongyang respondeu às manobras militares sul-coreanas por considerar que elas estavam a ser realizadas nas suas águas.

A fronteira marítima, traçada em 1953 pelas forças das Nações Unidas, não é reconhecida por Pyongyang.

Este episódio foi um dos mais graves registados desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53).

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.