Aldeia de Castanheira em Arouca foi evacuada devido a incêndio

Aldeia de Castanheira em Arouca foi evacuada devido a incêndio
| Norte
Porto Canal com Lusa

Três palheiros arderam na aldeia da Castanheira, em Arouca, num incêndio que obrigou a evacuar a aldeia com cerca de 11 moradores, revelou à Lusa o presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves.

O incêndio florestal que lavra há cerca de 20 horas na Serra da Freita, em Arouca, chegou perto da Casa das Pedras Parideiras, uma infraestrutura municipal situada à entrada da aldeia, tendo ardido três palheiros.

"Há casas mesmo ao lado, mas os bombeiros conseguiram impedir que o fogo se alastrasse às moradias", disse à Lusa José Artur Neves, acrescentando que chegou a rebentar uma garrada de gás que estava dentro de um dos palheiros atingidos pelas chamas.

O autarca adiantou ainda que a aldeia, com cerca de 11 moradores, idosos, foi evacuada. "Os que não quiseram sair de casa ficaram protegidos com a GNR e com os bombeiros", adiantou.

O presidente da Câmara referiu ainda que há mais duas povoações em risco, nomeadamente os lugares de Souto e Redondo e Ameixieira, mas ainda não foi necessário evacuar casas.

Em declarações à Lusa, o comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, José Bismarck, disse que estão a chegar "alguns grupos para reforçar posições".

O mesmo responsável adiantou que espera "um agravamento do incêndio", que tem agora seis frentes ativas. "Só a partir das 17:00 é que são esperadas melhorias com o aumento da humidade e a descida da temperatura", adiantou.

O fogo que deflagrou cerca das 19:00 de sábado, na freguesia de Rossas, está a ser combatido por 60 homens, com o auxílio de 19 viaturas e três meios aéreos.

Este incêndio era uma das seis "ocorrências importantes" identificadas na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 15:15.

Entre as "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos", estavam ainda outros dois incêndios no distrito de Aveiro.

Um incêndio que deflagrou às 09:25, em Salreu, Estarreja, está a ser combatido por 49 homens auxiliados por 20 meios terrestres e três meios aéreos, e já obrigou ao corte da A29 e da A1.

Mais a norte, em Arões, Vale de Cambra, 113 homens apoiados por 37 viaturas combatem um incêndio que está a lavrar desde as 07:25.

+ notícias: Norte

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.

Homem de 63 anos desaparecido em Viseu

Um homem de 63 anos encontra-se desparecido desde as 17 horas desta quarta-feira na freguesia de Lordosa, em Viseu, confirmou ao Porto Canal fonte oficial do Comando Territorial da região.

Caldeirada gigante para celebrar Semana do Pescador em Vila do Conde

A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, vai promover a segunda edição da Semana do Pescador, que, este ano, terá como destaque a confeção de uma caldeirada de peixe para centenas de pessoas, que será distribuída gratuitamente.