A29 cortada devido a fogo em Vale de Cambra, Aveiro

| País
Porto Canal com Lusa

O incêndio num eucaliptal em Salreu, concelho de Estarreja, distrito de Aveiro, obrigou ao corte da A29, e está a ser combatido por 49 homens e três meios aéreos, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Este fogo, que começou às 09:25 e mobiliza 20 meios terrestres, tem uma frente ativa, refere a página da internet da ANPC, atualizada às 12:50.

A ANPC indicava, a essa hora, a existência de 87 incêndios rurais ativos em todo o país, mobilizando 1.937 operacionais, 574 meios terrestres e 21 meios aéreos.

Quanto às "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos", a ANPC assinala cinco: três no distrito de Aveiro, um no distrito do Porto e outro no distrito de Viana do Castelo.

No total, estes fogos mobilizavam, pelas 13:00, 512 operacionais, 170 meios terrestres e 12 meios aéreos.

De acordo com a ANPC, foi dominado o incêndio em Melo, freguesia de Melo e Nabais, concelho de Gouveia, distrito da Guarda, que esteve esta manhã a ser combatido por 76 homens, 22 meios terrestres e dois meios aéreos.

Este fogo "em mato", que começou às 05:51 e teve "duas frentes ativas", está agora "em resolução".

O incêndio que mais meios mobiliza é o de Melres e Medas, concelho de Gondomar, distrito do Porto.

Este fogo, que o presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, diz ter destruído uma casa e chamuscado outras, está a ser combatido por 176 homens, 63 meios terrestres e dois meios aéreos, de acordo com a ANPC.

Segundo o autarca de Melres e Medas, "cerca de 20 pessoas foram retiradas de casa por volta das 11:00, em Vale Travessos".

Um incêndio que deflagrou numa zona de mato em Vale de Cambra, Aveiro, tem três frentes ativas e está a ser combatido por 113 operacionais e 37 meios terrestres, segundo a ANPC.

Este fogo "em mato" começou hoje, pelas 07:25 na localidade de Felgueira, freguesia de Arões, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro.

Em Provisende de Cima, freguesia de Rossas, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, 60 bombeiros combatem um incêndio em mato com duas frentes ativas que começou pelas 19:00 de sábado.

O combate às chamas está a ser apoiado por 19 meios terrestres e dois meios aéreos.

No distrito de Viana do Castelo, um incêndio na Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, que começou na quinta-feira, mobiliza 114 homens, 31 meios terrestres e dois meios aéreos.

+ notícias: País

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

"Pelas pessoas e pela igualdade". Marcelo e Montenegro assinalam Dia Internacional contra a Homofobia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinala esta sexta-feira o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com o compromisso para com um país mais justo em que ninguém é discriminado pela orientação sexual.