Mais de 400 homens combatem 27 incêndios no distrito do Porto

Mais de 400 homens combatem 27 incêndios no distrito do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves, admitiu que o incêndio que lavra na Serra da Freita há quase 40 horas pode agravar-se, adiantando que não estão garantidos meios para substituir os bombeiros que estão cansados.

"Estamos com muita dificuldade. Não está fácil de controlar e sentimos que a situação se pode agravar mesmo. Os bombeiros estão a ficar exaustos e os meios de substituição não estão precavidos ou pelo menos garantidos", disse o autarca.

O presidente da Câmara de Arouca, distrito de Aveiro, referiu que durante a madrugada houve reacendimentos e os incêndios "foram proliferando de uma forma quase livre", porque os bombeiros estiveram concentrados nas zonas habitadas.

José Artur Neves mostrou-se ainda preocupado com as condições atmosféricas previstas para hoje, adiantando que são esperadas "temperaturas altíssimas, baixa humidade do ar e ventos".

"A zona é muito má e sentimos muita dificuldade em acabar com o número de focos de incêndio que estão ativos", disse o autarca, acrescentando que "há pressão sobre lugares como Ameixieira, Souto Redondo, Provisende e Mizarela".

Segundo o presidente da Câmara, até ao momento não houve casas atingidas. "Houve de facto palheiros atingidos, currais, mas casas de habitação não", adiantou.

"Tudo isto se passa no sopé da Serra da Freita onde temos muitas aldeias serranas com muito gado e a grande preocupação agora é mesmo onde é que eles tem o pasto para os seus animais", disse o autarca.

Quanto à paisagem, José Artur Neves diz que felizmente a natureza tem uma capacidade de regeneração extraordinária. "É evidente que no início há um choque tremendo, mas dentro de três ou quatro meses, com as primeiras chuvas, quase não vamos sentir que houve incêndio", explicou.

O fogo que deflagrou cerca das 19:00 de sábado, na freguesia de Rossas, desenvolve-se em sete frentes.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 09:15, o fogo está a ser combatido por cerca de 250 operacionais, auxiliados por 82 meios terrestres.

+ notícias: Norte

Câmara de Gaia solicita empréstimo de 18,5 milhões para investir em novas instalações municipais

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai pedir um empréstimo de 18,5 milhões de euros para investir em projetos, incluindo novas instalações da polícia municipal, compra de piscinas privadas e requalificação de escolas, avança o JN.

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.