Santos Silva acusa liderança PSD de fazer depender sucesso pessoal do insucesso do país

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jul (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros acusou hoje a liderança do PSD de fazer depender o seu sucesso particular do insucesso do país e defendeu que os sociais-democratas revelaram insólita obsessão com a saúde do PCP.

Este foi uma das linhas de ataque ao PSD por parte de Augusto Santos Silva no discurso com que encerrou pelo Governo o debate sobre o "Estado da Nação", na Assembleia da República.

Numa síntese após quatro horas de debate, o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros criticou o PSD por procurar "aproveitar as dificuldades do país para obter ganhos de política interna".

"Está contudo muito enganada a liderança do PSD se julga que vai ganhar com isso um grão a mais de credibilidade, porque o povo sabe muito bem como tratar aqueles que parecem fazer depender o seu sucesso político particular do insucesso do país", afirmou, recebendo palmas da bancada socialista.

O ministro dos Negócios Estrangeiros criticou ainda o PSD e o CDS por não terem apresentado qualquer medida para a agenda económica do país.

"A oposição caracterizou-se pela falta de comparência. Nenhuma ideia apresentou, nenhuma proposta, nenhuma ideia, nada. Muita obsessão com os supostos despedimentos da Caixa Geral de Depósitos, que não existirão, e muita angústia do PSD com a saúde do PCP e a meteorologia da Grécia".

Já em relação ao CDS-PP, o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros disse que revelou no debate sobre o "Estado da Nação" "uma defesa incompreensível sobre manipulação política das estatísticas no que respeita a contas públicas".

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Dia da Europa. Relação de Portugal e comunidade europeia é “ouro sobre azul”, frisa Montenegro 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou esta quinta-feira que a relação de Portugal com a comunidade europeia tem sido “ouro sobre azul” e apelou aos portugueses para que votem nas próximas europeias.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".