Governo diz que défice de 3,2% do PIB no 1.º trimestre é "o mais baixo desde 2008"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jun (Lusa) - O Governo afirmou que o défice de 3,2% registado no primeiro trimestre deste ano, hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, é "o mais baixo desde 2008" e sublinhou que os dados "confirmam execução orçamental rigorosa".

"Trata-se do défice orçamental do primeiro trimestre mais baixo desde 2008", lê-se numa nota do Ministério das Finanças, enviada à Lusa.

O défice das administrações públicas, em contas nacionais, foi de 3,2% (-1.406,1 milhões de euros) do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, segundo divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), face ao valor do primeiro trimestre do ano anterior, em que o défice foi de 5,5% do PIB (-2.344,6 milhões de euros).

Motivos que levam hoje o Ministério das Finanças a sublinhar, na nota, que "o Governo reitera a confiança no processo de consolidação orçamental, reforçada pelos números do INE agora conhecidos".

"Os dados do INE confirmam execução orçamental rigorosa", destaca.

O Governo refere ainda que "esta redução de 2,3 pontos percentuais excede a melhoria de 0,9 pontos percentuais prevista para 2016" e lembra que o défice em 2015, excluindo a capitalização do BANIF, se situou nos 3,1% do PIB e que o Orçamento do Estado para 2016 prevê um défice de 2,2%.

O défice orçamental reduz-se 939 milhões de euros, estando prevista uma diminuição de cerca 1.300 milhões para o total do ano, acrescenta a nota.

"O Ministério das Finanças reafirma o compromisso com os objetivos orçamentais estabelecidos, que permitirão a saída do Procedimento por Défice Excessivo", diz a declaração, enviada por escrito.

Por outro lado, frisa que "a continuação de uma gestão orçamental rigorosa é fundamental para ultrapassar momentos de incerteza que se vivem na União Europeia", como os que resultam da opção 'Brexit', saída da União Europeia, expressa pelos eleitores britânicos na quinta-feira.

JMG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.