Costa diz que redução do défice demonstra "acerto" de quem "quer virar a página da austeridade"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 24 jun (Lusa) - O primeiro-ministro António Costa considerou hoje que a redução do défice demonstra "o acerto" de uma "alternativa que procura virar a página da austeridade", garantindo que Portugal teve "neste primeiro trimestre o melhor resultado desde 2008".

"Os resultados hoje divulgados pelo INE [Instituto Nacional de Estatística] sobre o défice orçamental do primeiro trimestre demonstram bem o acerto desta alternativa que procura virar a página da austeridade, cumprindo aquilo que são as metas das regras europeias", referiu António Costa.

O líder do Governo falava aos jornalistas no Porto a propósito da decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, tendo aproveitado para comentar os dados do INE, segundo os quais o défice das administrações públicas, em contas nacionais, foi de 3,2% (-1.406,1 milhões de euros) do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, enquanto o valor do primeiro trimestre do ano anterior foi de 5,5% do PIB (-2.344,6 milhões de euros).

"Tivemos neste primeiro trimestre o melhor resultado desde 2008, com uma redução de 5,5% [em 2014] para 3,2% do défice do primeiro trimestre. Uma redução de 900 milhões de euros comparativamente ao período homólogo do ano passado e portanto significa que devemos dar continuidade a esta estratégia que temos vindo a prosseguir que permitirá consolidar as nossas finanças públicas ao mesmo tempo que dá prioridade ao crescimento e à criação de emprego", afirmou António Costa.

O líder do executivo considerou a redução "muito forte" e recordou que a meta do Governo é "reduzir 1.300 milhões só este ano": "Só se pode dizer que estamos no caminho certo", concluiu.

PYT (JMG)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.