Ultranacionalistas dinamarqueses felizes, esquerda pede referendo

Ultranacionalistas dinamarqueses felizes, esquerda pede referendo
| Mundo
Porto Canal com Lusa

Os ultranacionalistas dinamarqueses, aliados do Governo liberal minoritário, congratularam-se hoje com a vitória da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) no referendo de quinta-feira, enquanto o quarto maior partido, à esquerda, pediu uma consulta semelhante.

"Felicidades para os britânicos, tomaram a sua decisão. A conclusão é clara: a UE subestimou completamente o ceticismo das pessoas. Tirou demasiado poder aos estados e agora pagará o preço", afirmou na rede social Facebook o líder do ultranacionalista Partido Popular Dinamarquês, Kristian Thulesen Dahl.

Dahl tinha afirmado acreditar que a União e os britânicos assinariam uma nova forma de acordo e que isso seria interessante para a Dinamarca, reclamando uma consulta popular aos dinamarqueses sobre essa possibilidade.

À esquerda, a Lista Unitária, quarta força parlamentar no parlamento, pediu hoje um referendo sobre a permanência na UE, avançando mesmo com uma data: 05 de junho de 2017, coincidindo com o Dia da Constituição na Dinamarca.

"Um referendo é a única consequência correta do resultado britânico, mas claro que deve haver tempo suficiente para o debate", declarou a porta-voz da Lista Unitária, Pernille Skipper.

O primeiro-ministro dinamarquês, o liberal Lars Rasmussen, rejeitou a proposta de convocar uma consulta desse tipo.

"Pertencemos à UE. Não trabalho com a ideia de referendar essa questão fundamental", afirmou hoje.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.