MNE holandês quer resposta da UE a "preocupações concretas" dos cidadãos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 24 jun (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros holandês, Bert Koenders, afirmou hoje que a União Europeia (UE) deverá dar uma resposta a "preocupações concretas" dos cidadãos e não continuar o "business as usual" (o mesmo de sempre).

Koenders afirmou lamentar e respeitar a decisão da população britânica de abandonar os 28, acrescentando o objetivo da presidência rotativa da UE, que pertence até final de junho à Holanda, de "trabalhar para os cidadãos e resolver problemas".

Antevendo a oposição entre quem não quer a Europa e os que defendem maior integração, o responsável referiu que a resposta que deve ser procurada é "olhar para as preocupações dos cidadãos: migração, emprego e segurança" e não seguir o "business as usual".

O ministro falava à entrada da primeira reunião que juntará responsáveis da UE -- encontro de assuntos gerais, no Luxemburgo -, após a vitória da saída do Reino Unido, no referendo de quarta-feira.

No encontro participa a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%.

PL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.