Turquia diz ter avisado a Bélgica sobre um dos terroristas do atentado de Bruxelas

Turquia diz ter avisado a Bélgica sobre um dos terroristas do atentado de Bruxelas
| Mundo
Porto Canal (MYF)

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, referiu, esta quarta-feira, que um dos terroristas envolvidos nos ataques de Bruxelas foi detido e depois deportado da Turquia, em junho, para a Holanda. Erdogan diz que avisou as autoridades holandesas e belgas, mas ambas não confirmaram a ligação com o jihadismo.

“Um dos que participaram nos ataque em Bruxelas foi detido em junho de 2015, em Gaziantep [sul da Turquia]. Foi expulso a 14 de julho de 2015, para a Holanda, a seu pedido," declarou Erdogan em conferência de imprensa em Ancara.

O Presidente turco chega mesmo a afirmar que a Turquia informou tanto as autoridades holandesas como as belgas que o homem era um militante, mas ambas não confirmaram a ligação com o jihadismo, “ apesar dos nossos avisos.”

O nome do bombista não foi identificado, mas segundo o jornal La Tribune, Ibrahim El Barkaoui, que se fez explodir no aeroporto de Zaventem, será o homem de que o Presidente estará a falar.

Recorde-se que Ibrahim é o único homem identificado no atentado do aeroporto de Zaventem. Estão ainda por conhecer dois homens. O segundo suicida do aeroporto ainda não foi identificado e um terceiro atacante fugiu depois de ter deixado um "saco grande", que "continha a carga explosiva mais importante", disse o procurador belga. 

Já o irmão de Ibrahim, Khalid, fez-se explodir no metro de Maelbeek, junto de instituição da União Europeia. 

As três explosões que ocorreram no 'coração' da Europa causaram pelo menos 31 mortos e mais de 200 feridos, sendo 21 portugueses. 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.