BE acusa Governo de "ilusionismo"

| Política
Porto Canal

O Bloco de Esquerda (BE) acusou hoje o Governo de "ilusionismo" na apresentação dos resultados da mais recente avaliação da 'troika', com o primeiro-ministro a pedir "propostas concretas" do partido sem custos para a economia do país.

"Assistimos ontem e hoje a um número de ilusionismo que julgo que vai iludir poucas pessoas", disse Catarina Martins, com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a refutar a acusação.

A troca de argumentos entre o partido e o Governo deu-se durante o debate quinzenal no Parlamento, dedicado ao tema da 8.ª e 9.ª avaliações da 'troika' (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia) sobre o Programa de Assistência Económica e Financeira de Portugal.

No debate, a coordenadora do BE deu o exemplo de uma carta que recebeu de um casal de pensionistas - a esposa do setor público, o marido do privado - que no global "vive com 900 euros por mês".

"Um casal que vive com 900 euros por mês não é privilegiado, não pode ter a pensão cortada", declarou a bloquista.

Na resposta, o primeiro-ministro disse que "ilusionismo é repetidamente acusar o Governo de ir às pensões e não dizer que 97% dos pensionistas estão excluídos de qualquer perda de rendimento nas pensões".

O BE apontou também baterias à dívida de Portugal: "Há um elefante no meio da sala. E chama-se dívida. Uma dívida que é impagável. (...) Para uma dívida que não é pagável, isso tem uma palavra: sadismo. É essa a política do Governo", reclamou Catarina Martins.

Pedro Passos Coelho refutou a acusação de sadismo e disse ainda que o Governo "não entende que a dívida seja impagável, ou seja insustentável".

O governante pediu ao BE "propostas concretas" para "Portugal fechar" o programa de resgate "sem custos para a economia e sem custos para o setor público".

"Digo-lhe com toda a sinceridade: seria o primeiro interessado em conhecer essas propostas", disse Pedro Passos Coelho a Catarina Martins.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.