Parlamento terá "máxima determinação" na defesa da liberdade e democracia - Ferro Rodrigues

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) - O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, alertou hoje para os movimentos populistas e extremistas que procuram aproveitar-se de atentados como os de Bruxelas e afirmou que o parlamento português terá "máxima determinação" na defesa da liberdade e da democracia.

Ferro Rodrigues falava durante uma cerimónia de apresentação de cumprimentos ao novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, na qual estiveram presentes os membros da Mesa da Assembleia da República e representantes de todos os partidos com assento parlamentar.

Nesta cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa prometeu "indefetível solidariedade" para com a Assembleia da República e Ferro Rodrigues disse-lhe que espera "uma grande cooperação institucional e também uma grande cordialidade" entre os dois órgãos de soberania, acrescentando: "A lealdade do nosso funcionamento para consigo será obviamente uma questão essencial".

Na sua intervenção, o presidente do parlamento referiu que "este dia, infelizmente, ficou marcado pela tragédia de Bruxelas, por este atentado terrorista brutal" em relação ao qual, defendeu, "não pode haver qualquer tipo de relativismo".

"É um mal absoluto e que atinge gravemente funcionamento das nossas sociedades abertas e democráticas. As questões de insegurança geram sempre nas sociedades europeias movimentos de caráter populista e extremista que se aproveitam destas circunstâncias", prosseguiu.

Ferro Rodrigues acrescentou que "a Assembleia da República será e continuará a ser um baluarte de grande fidelidade aos ideais republicanos e democráticos" e tudo fará para que se "consiga afrontar estes problemas com o máximo de coesão nacional, de coesão social e com a máxima determinação em defender os valores da liberdade e da democracia".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos: "Quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo”

O líder socialista considerou esta segunda-feira que “quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo” e assegurou estar disponível para uma maioria com PSD/CDS que permita viabilizar as negociações que sejam concluídas com diferentes grupos profissionais.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".