Marcelo Rebelo de Sousa improvisa rap no bairro do Cerco no Porto

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 11 mar (Lusa) - O Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, improvisou hoje um rap no palco do Largo dos Afetos no bairro do Cerco, no Porto, prometendo estar sempre "onde está a sua gente".

"Ouvi e gostei deste hip hop do Norte, Portugal será mais forte (...). Aqui no bairro do Cerco e onde está a sua gente, estará sempre o presidente", rimou Marcelo Rebelo de Sousa quando subiu ao palco onde tinha acabado de atuar o grupo OUPA, projeto de residentes integrado no programa Cultura em Expansão, da câmara do Porto.

No palco, onde esteve acompanhado pela comitiva da câmara do Porto, liderada pelo independente Rui Moreira, e pelo Bispo D. Manuel Francisco dos Santos, recebeu prendas do presidente da junta de Campanhã, Ernesto Santos: um prato com a antiga ponte de Contumil e um emblema da freguesia.

Já o responsável pelo projeto OUPA referiu que "já sabia que as escolhas de Marcelo eram boas" mas, "feliz" por o novo PR ter escolhido o Cerco para "se iniciar no rap", disse que "não sabia que eram tão boas", em alusão à rubrica que Marcelo Rebelo de Sousa tinha enquanto comentador político numa estação de televisão.

Marcelo Rebelo de Sousa encerra hoje no Porto a cerimónia da tomada de posse iniciada na quarta-feira, sendo o primeiro chefe de Estado a estender ao Porto estas cerimónias.

"Já levámos um beijinho", referiam algumas residentes à entrada para o Centro de Dia do Cerco que o PR visita agora e onde foi recebido por crianças e idosos com música e aplausos.

Antes, Marcelo Rebelo de Sousa, de 67 anos, eleito a 24 de janeiro com 52% dos votos, até deu um autógrafo enquanto seguia do carro até ao palco, enquanto acenava aos residentes do bairro e populares curiosos.

No Centro de Dia quem o esperava era o antigo candidato à presidência da República Tino de Rans que lhe trouxe dois pares de sapatos tamanho 41.

"Ele vai ser o político todo o terreno", afirmou Tino de Rans, que trouxe ainda o pedido de uma visita do PR a Rans "que é para ter uma receção calorosa como teve no Porto".

Enquanto falava aos jornalistas, Tino de Rans preparou mesmo o convite oficial ao chefe de Estado, escrevendo numa folha em branco "o meu povo está à sua espera" e assinando Tino de Rans.

Ainda à entrada para o Centro de Dia, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma imagem de Nossa Senhora em cristal oferecida pela instituição.

PYT/LIL/CZO/ACYS // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.