Marcelo saudado por populares à saída da Câmara do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 11 mar (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saiu hoje da Câmara Municipal do Porto a pé e desceu até à Praça General Humberto Delgado onde acabou rodeado pelas centenas de populares que aguardavam a sua saída.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu e deu beijos e abraços e ouviu os populares a gritarem "Marcelo, Marcelo" e "força".

A polícia teve dificuldade de fazer um cordão porque havia sempre gente a interpelá-lo, a querer cumprimentá-lo e a desejar-lhe "muita força".

O Presidente da República desceu do edifício da Câmara do Porto pela rampa do lado direito e percorreu toda a Praça até ao outro lado, sempre rodeado de pessoas.

Aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "o Porto é sempre muito caloroso".

Depois, o chefe de Estado seguiu, de carro, para a Casa do Roseiral para um almoço formal e restrito com o presidente da Câmara do Porto.

Na primeira vez em que um chefe de Estado estende ao Porto as cerimónias da sua posse, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido oficialmente na Câmara, onde discursou pelas 11:30, e vai durante a tarde à Galeria Municipal para ver a exposição "P. - uma homenagem a Paulo Cunha e Silva, por extenso" e assistir a uma exibição de 'hip hop' no bairro do Cerco, onde também visita um centro de dia.

ACG/JAP/PM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.