PCP demarca-se de imagem "fanfarrona" do BE sobre adoção homossexual

PCP demarca-se de imagem "fanfarrona" do BE sobre adoção homossexual
| Política
Porto Canal com Lusa

O PCP, na edição de hoje do jornal "Avante!", condena a polémica imagem reproduzida pelo BE sobre a legislação da adoção de crianças por casais do mesmo sexo e acusa a porta-voz bloquista de "sacudir a água do capote".

A dirigente comunista Margarida Botelho, num texto da secção de opinião do órgão de comunicação oficial do partido cujo título reproduz o controverso "Jesus também tinha 2 pais", afirma que "a escolha por parte do BE desta frase é ilustrativa do seu posicionamento e da sua natureza - um slogan bem esgalhado, mais uns minutos de televisão, uma polémica fanfarrona, um tema da moda, justificam tudo".

Para a membro do Comité Central do PCP e ex-deputada comunista, "de uma penada, a coordenadora do BE sacode a água do capote - a culpa é dos outros? - e associa o acerto da mensagem à forma como é validada, em particular pelos órgãos de comunicação social".

"A luta contra a discriminação dos homossexuais, contra a homofobia, pelo direito a viver uma sexualidade plena, assumida e feliz, tem muitas décadas e muitos protagonistas. Não nasceu com o BE, nem se resume ao BE. Felizmente", congratula-se a dirigente comunista.

Concordando com a "valorização do tema em si", lembrando que "o PCP votou a favor dos projetos-lei" e até que os comunistas recorrem também, "bastantes vezes", ao "humor" ou "ironia no combate político", Margarida Botelho defende o "respeito pelos sentimentos e convicções religiosas do povo em que se insere, e dos outros povos do mundo".

"Já quanto à forma escolhida, não podemos acompanhar. Demarcamo-nos... [O PCP] Não usa, e não quer usar, mensagens políticas que possam ser consideradas ofensivas ou manipulatórias das crenças das pessoas", escreveu.

+ notícias: Política

Parlamento unânime na condenação pelos ataques a imigrantes ocorridos no Porto

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou, por unanimidade, um projeto de voto consensualizado entre o PSD e o PS de condenação pelos ataques a imigrantes ocorridos no Porto, em que cinco cidadãos ficaram feridos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".