Vozes da religião católica pronunciam-se contra cartaz do BE

Vozes da religião católica pronunciam-se contra cartaz do BE
| País
Porto Canal (MYF)

O cartaz da campanha do BE para assinalar a promulgação da lei que permite a adoção por casais do mesmo sexo já está a dar que falar. O porta-voz da Conferência Episcopal, Manuel Barbosa, veio dizer esta sexta-feira, que a medida é "uma afronta aos crentes que seguem Jesus Cristo".

Em declarações à agência Lusa, Manuel Barbosa sublinhou que o cartaz é uma "afronta aos crentes que seguem Jesus Cristo e os que são da igreja naturalmente” e “uma analogia sem sentido".

O cartaz faz parte da campanha que o Bloco de Esquerda vai fazer para assinalar a "conquista histórica” do 10 de fevereiro, o dia em que o Parlamento terminou com a discriminação na lei da adoção por pessoas do mesmo sexo, à semelhança do que aconteceu com o diploma sobre as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez.

"Deve haver respeito pela liberdade de expressão. Sabemos que esse respeito deve ser sempre um respeito mútuo. A liberdade implica sempre relação e corresponsabilidade e, este respeito mútuo, não sei se estará presente no anúncio deste cartaz", explicou.

Relembre-se que a deputada do BE, Sandra Cunha, referiu ao Público que o objetivo do cartaz passava apenas por “mostrar às pessoas” que “sempre existiram famílias diferentes” e afirmou que os pais a que a frase se refere (“Jesus também tinha 2 pais”) são "o pai espiritual e o pai terreno” de Jesus Cristo.

O porta-voz da Conferência Episcopal n\ao gostou e argumentou: "essa dos pais espirituais é abusiva. Penso que há um certo aproveitamento, num período em que na igreja se está a viver um tempo forte de Quaresma, depois a Páscoa e o Ano da Misericórdia. Não sei se é coincidência ou se é propositado”.

"É de lamentar que não se tenha em atenção as convicções de quem segue Jesus Cristo, mesmo que este cartaz já tenha sido feito noutros países. É uma cópia de muito mau gosto", sustentou.

+ notícias: País

Turismo português no Brasil cresce 13,8% nos primeiros quatro meses do ano

O número de portugueses que visitaram o Brasil nos primeiros quatro meses do ano cresceu 13,8% em comparação com o mesmo período de 2023, indicaram as autoridades brasileiras.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.