PCP disponível para reconfirmar adoção por casais do mesmo sexo e alterações à lei do aborto

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jan (Lusa) - O PCP tem "total disponibilidade" para reconfirmar quanto antes a aprovação dos diplomas vetados pelo Presidente da República sobre adoção por casais do mesmo sexo e revogação das alterações introduzidas à lei de interrupção voluntária da gravidez.

"Da parte do PCP há uma total disponibilidade para, o mais breve possível, ultrapassar este veto presidencial. Provavelmente, com discussão já na próxima quarta-feira, porque quando há um veto torna-se prioritário, e, se possível, a votação na sexta-feira", disse à Lusa a deputada comunista Rita Rato.

Segundo a parlamentar do PCP, "estas matérias são da maior importância no que respeita aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e ao direito de todas as crianças crescerem numa família que cuide delas, as ame e garanta, de forma plena, o seu desenvolvimento integral".

"Não tem fundamento o que é invocado porque, quer no parlamento, na sociedade e em todo o país este assunto tem sido profundamente discutido e tem tido grande acolhimento", explicitou.

No que toca à reversão da legislação aprovada pela anterior maioria PSD/CDS-PP sobre a interrupção voluntária da gravidez, o grupo parlamentar comunista "lamenta que, quando foi publicada a lei, o Presidente não tenha intervindo para defender a dignidade das mulheres".

"Registamos ainda como significativo o facto de o Presidente ter aguardado pelo dia posterior às eleições presidenciais para anunciar estes vetos, de forma a não prejudicar os únicos dois partidos que votaram contra aquelas, ou seja, PSD e CDS", cuja recomendação de voto recaia sobre o entretanto eleito chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, que tomará posse a 09 de março, substituindo Cavaco Silva.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".