Arrancam trabalhos de requalificação do areal da Praia de Ofir - Esposende

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 30 set (Lusa) - A Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Norte (APA/ARH Norte) anunciou hoje ter iniciado os trabalhos de reposição de areia na Praia de Ofir, em Esposende, em frente ao hotel e prédios de habitação.

Em comunicado, a APA/ARH Norte explica que os trabalhos, orçados em 25 mil euros, visam o "reforço da faixa superior da praia, recorrendo à movimentação/ripagem de areias com caráter de urgência", exigindo "reposições anuais".

Segundo salienta, a área agora intervencionada "está há vários anos identificada como crítica, uma vez que a erosão tem vindo a desgastar os sistemas dunares que até agora têm evitado a inundação das zonas edificadas.

A requalificação do areal da Praia de Ofir está entre as ações prioritárias identificadas no Plano de Ação de Valorização e Proteção do Litoral (PAPVL) 2012-2015, desenvolvendo-se numa extensão de aproximadamente 220 metros.

A obra é financiada a 85% pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), sendo os restantes 15% assegurados pelo Fundo de Proteção de Recursos Hídricos (FPRH).

PD // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.