Arrancam trabalhos de requalificação do areal da Praia de Ofir - Esposende

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 30 set (Lusa) - A Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Norte (APA/ARH Norte) anunciou hoje ter iniciado os trabalhos de reposição de areia na Praia de Ofir, em Esposende, em frente ao hotel e prédios de habitação.

Em comunicado, a APA/ARH Norte explica que os trabalhos, orçados em 25 mil euros, visam o "reforço da faixa superior da praia, recorrendo à movimentação/ripagem de areias com caráter de urgência", exigindo "reposições anuais".

Segundo salienta, a área agora intervencionada "está há vários anos identificada como crítica, uma vez que a erosão tem vindo a desgastar os sistemas dunares que até agora têm evitado a inundação das zonas edificadas.

A requalificação do areal da Praia de Ofir está entre as ações prioritárias identificadas no Plano de Ação de Valorização e Proteção do Litoral (PAPVL) 2012-2015, desenvolvendo-se numa extensão de aproximadamente 220 metros.

A obra é financiada a 85% pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), sendo os restantes 15% assegurados pelo Fundo de Proteção de Recursos Hídricos (FPRH).

PD // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Um desaparecido e sete desalojados em incêndio que destruiu pensão no Porto

O incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto causou sete desalojados e há uma pessoa desaparecida, revelou esta quinta-feira o comandante dos Sapadores Bombeiros do Porto.

Municípios acionistas da STCP devem continuar a financiar a empresa, defende presidente da câmara de Gaia

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, defendeu esta quinta-feira que os municípios do Grande Porto acionistas da Sociedade Coletiva de Transportes do Porto (STCP) devem continuar a financiar a empresa.

Capturado em Trás-os-Montes mais um dos fugitivos da cadeia de Vale de Judeus

Foi detido mais um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, informou a PJ em comunicado esta sexta-feira. Trata-se de Fernando Ribeiro Ferreira de 63 anos e estava em fuga desde 7 de setembro.