Costa diz perceber que Passos não goste de orçamento que repõe rendimentos

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 fev (Lusa) - O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que com a aprovação do orçamento na generalidade é "retomada a normalidade constitucional", e disse perceber que Passos Coelho não goste do diploma que "devolve rendimentos aos portugueses".

À saída do parlamento após a aprovação, na generalidade, do Orçamento do Estado para 2016 António Costa disse aos jornalistas que "este é um dia muito importante" porque é retomada a normalidade constitucional, sublinhando que "ao fim de muitos anos a Assembleia da República acaba de aprovar na generalidade um orçamento que cumpre a constituição".

"Eu sei que este é o orçamento que o Dr. Pedro Passos Coelho não gosta porque devolve rendimentos aos portugueses, diminui a tributação e cria condições para o crescimento. Este é o orçamento que desmente a história que nos contaram durante quatro anos", respondeu Costa, quando questionado sobre as declarações do anterior primeiro-ministro no encerramento do debate.

Costa acusou ainda o líder do PSD de não se conseguir "libertar o passadismo" nem ter "uma ideia nova para o presente e para o futuro", dizendo ser tempo de virar a página "dos debates do passado".

"Espero ver aprovados todos os orçamentos desta legislatura e os senhores jornalistas deviam deixar de dar tanta atenção à voz do azedume e daqueles que permanentemente são arautos da desgraça", disse, ainda, sobre o líder do PSD.

Para o primeiro-ministro, este é um "bom orçamento" e deixou a convicção de que no debate na especialidade o documento "poderá ser ainda melhorado".

JF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Migração assume papel-chave nas Europeias

A questão da migração para a Europa tornou-se um fator-chave das eleições para o Parlamento Europeu de junho, mas vários especialistas defendem que chamar à situação “crise” corresponde à narrativa de alguns partidos para ganhar votos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".