PS, BE, PCP e Verdes aprovam orçamento na generalidade, PSD e CDS votam contra

PS, BE, PCP e Verdes aprovam orçamento na generalidade, PSD e CDS votam contra
| Política
Porto Canal com Lusa

A Assembleia da República aprovou hoje na generalidade a proposta de Orçamento do Estado para 2016, com votos favoráveis de PS, BE, PCP e Verdes, a abstenção do PAN e votos contra de PSD e CDS-PP.

Com idêntica votação, foram também aprovadas as Grandes Opções do Plano.

Na votação do Orçamento, todas as forças políticas da esquerda se levantaram e aplaudiram a "luz verde" dada pelo parlamento ao documento.

A aprovação na generalidade - a que se seguirá nos próximos dias o aprofundamento na especialidade em sede de comissão do Orçamento - surge no final de dois dias de um debate parlamentar que se prolongou no total por mais de 12 horas, repartidas entre a tarde de segunda-feira e toda a terça-feira.

Pelo Governo, intervieram no debate o primeiro-ministro, António Costa, e os ministros Mário Centeno, Vieira da Silva, Manuel Caldeira Cabral e Eduardo Cabrita.

O Orçamento será agora analisado e discutido pelos deputados na especialidade, com debates marcados para 10, 14 e 15 de março e a sua votação final global em 16 de março.

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".