"Troika" regressa seis meses depois a Portugal

"Troika" regressa seis meses depois a Portugal
| Economia
Porto Canal (MYF)

Seis meses depois, a “Troika” regressa a Portugal, numa altura em o novo Governo já reverteu algumas medidas adotadas durante o programa de assistência financeira. Os técnicos da Comissão Europeia, do FMI e do Banco Central Europeu chegam esta quarta-feira e vão ficar pelo país até o dia 3 de fevereiro.

A última visita foi em junho, e tanto o FMI como a Comissão Europeia alertaram que qualquer mudança de estratégia planeada poderia trazer riscos elevados. O Fundo Monetário escreveu mesmo que Portugal deve ser cauteloso na reversão de medidas do lado da receita e Bruxelas salientou a existência de pressões orçamentais.

Na terceira avaliação pós-programa estarão em destaque temas como o ritmo mais lento da consolidação orçamental,os recuos nas privatizações e nas concessões e a estratégia de subida dos rendimentos, incluindo aqui os salários do sector público e privado, pensões e impostos.

O Governo de António Costa, já aprovou em Parlamento, o regresso das 35 horas de trabalho semanais, a eliminação dos cortes nos salários dos funcionários do Estado, durante este ano, foram repostos dois feriados, o salário mínimo aumentou e já foi iniciado o processo que vai impedir a concessão dos transportes de Lisboa e Porto.

A" Troika" entregou, na semana passada, uma lista de 18 exigências ao atual Governo. Segundo o Diário de Notícias estas são medidas que as instituições consideram necessárias para relançar o investimento.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.