Trabalho precário atinge valor mais alto desde que a Troika chegou a Portugal

Trabalho precário atinge valor mais alto desde que a Troika chegou a Portugal
| Economia
Porto Canal (MYF)

O trabalho precário atingiu os valores mais altos, em 2016, desde que a Troika chegou a Portugal. Os recibos verdes e os contratos a prazo estão a ser a solução encontrada pelos empregadores e já ultrapassaram os 800 mil pessoas. 

Desde 2011 que não se verificava um número tão elevado. O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes,  explica que as as empresas "não arriscam em empregar permanentemente face à instabilidade da economia", mas também por questões relacionadas com a sazonalidade e com a duração dos recibos verdes.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) trabalho precário e o desemprego representavam mais de 50% da força do trabalho em 2012, registo que até hoje se mantém. 

O trabalho precário torna-se aliciante para os patrões, é muito fácil despedir um trabalhador a prestações de serviços ou não renovar um contrato a prazo,  sem esquecer que o empregado ficará muito mais barato.

"Não recebe indemnização, a taxa social única é mais baixa, não tem direito a férias ou súbsídio de Natal", explicou João Camargo, da direção da associação dos 'Precários Inflexíveis'. Acrecenta ainda que o Estado apoiou esta precariedade. 

Estas medidas foram algumas das impostas durante a estadia da Troika em Portugal, aquando reduziu o valor das indemnizações em caso de despedimento e facilitou o despedimento coletivo e a extinção do posto de trabalho. Mesmo assim, Bruxelas continua a dizer que o país tem dificiculdade em despedir individualmente. 

Já José Brinquete, da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, avança que antes de se partir para quaiquer penalizações, é necessário implementar políticas que mantenham a sustentabilidade das empresas - a estabilidade fiscal e descida de impostos são duas das referidas. 

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.