Governo voltou a reunir-se hoje com novos donos da TAP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jan (Lusa) -- O Governo reuniu-se hoje, pela segunda vez, com os novos donos da TAP, os empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa, para discutir controlo da companhia aérea, disse à Lusa fonte oficial do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

"A reunião decorreu de forma muito positiva e as negociações vão continuar", disse a mesma fonte, sem adiantar mais pormenores.

O encontro, que decorreu hoje ao final da tarde, contou com as presenças do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, e dos empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa, do consórcio Gateway.

A primeira reunião entre as duas partes decorreu a 17 de dezembro de 2015.

À saída deste primeiro encontro, David Neeleman, quando questionado sobre se o consórcio estava disponível para reverter o negócio, afirmou: "Só falámos que a gente vai cumprir com o contrato que assinámos. Foram as condições que aceitámos quando investimos o nosso dinheiro, explicámos isso tudo".

O empresário Humberto Pedrosa, por sua vez, afirmou na altura que o seu projeto para a TAP "não se adapta" com uma posição de minoria.

No dia seguinte à reunião, a 18 de dezembro, o ministro Pedro Marques afirmou que o processo de recuperação da maioria do capital da transportadora aérea TAP para o Estado deve ser "célere", não sendo esta vontade do Governo PS "inesperada e nova".

"Estamos no início de um processo negocial que, de qualquer forma, deve ser célere até para a estabilidade da própria empresa. Não é uma corrida de 100 metros, claramente, mas creio que estamos a fazer bem", disse, na altura, aos jornalistas em Matosinhos.

O acordo de conclusão da venda direta de 61% do capital da TAP foi assinado no dia 12 de novembro entre a Parpública, empresa gestora das participações públicas, e o agrupamento Gateway, na presença da então secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, do então secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Miguel Pinto Luz.

CSJ (ALU/SP/SYF) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.