TAP repõe salários perdidos em cinco anos

TAP repõe salários perdidos em cinco anos
| País
Porto Canal (LYC)

A TAP vai repor as anuidades dos trabalhadores que foram congeladas devido aos cortes à administração pública. A garantia foi dada pelo presidente da companhia aérea, Fernando Pinto, numa mensagem de natal enviada aos colaboradores, que foi recentemente privatizada em 61% do capital. A reposição será faseada, ao longo de cinco anos, com uma reposição em cada ano, sempre em Janeiro.

Fernando Pinto lembra ainda, na mensagem de Natal aos colaboradores, que “as medidas e austeridade impostas pelo programa de resgate a que Portugal esteve sujeito desde 2011, que teve especial incidência na função pública e no sector empresarial do Estado, degradaram as condições de remuneração praticadas”, com cortes nas anuidades e nas diuturnidades dos trabalhadores.

O presidente refere ainda que “nesta nova fase, em que a Empresa não mais depende das limitações impostas pelo orçamento de Estado, tanto sindicatos como trabalhadores individualmente têm-nos confrontado com a necessidade de haver uma compensação para as quebras de rendimentos sofridas, em especial as que se referem ao congelamento das anuidades, vencimentos de senioridade e senioridades".

Fernando Pinto deixa ainda uma nota ao trabalho dos colaboradores da TAP, agradecendo o facto de que, apesar das "dificuldades sentidas", isso não foi impedimento para que "todos continuassem a dar o seu melhor, num sinal inequívoco de compromisso com a defesa da nossa Empresa".

"É, no entanto, justo que, existindo agora condições para garantir um futuro que todos desejamos, haja também um sinal de que o esforço individual e colectivo serão também compensados no futuro.", concluiu o presidente da companhia aérea detida pelo consórcio Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman.

Há um ano atrás, a TAP estava a ultrapassar um período de instabilidade, com ameaças de greves de quatro dias entre o Natal e o Ano Novo, depois de um período de várias paralisações no Verão.

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.