Estradas cortadas em Águeda com subida das águas mas sem cheias preocupantes

| Norte
Porto Canal com Lusa

A subida do nível das águas levou hoje ao corte da circulação em três estradas e à derrocada de algumas barreiras devido à chuva intensa, mas sem a dimensão das cheias de outros anos.

Actualizado 05-01-2016 12:01

Segundo disse à Lusa o vice-presidente da Câmara de Águeda, a situação "é habitual" em períodos de chuva, sendo acompanhada pelos Serviços Municipais de proteção Civil, Bombeiros e GNR.

"O rio subiu devido à chuva forte que se fez sentir nas encostas do Caramulo e temos algumas ruas inundadas, onde isso é frequente", disse à Lusa Jorge Almeida.

De acordo com o autarca, registaram-se ainda derrocadas de algumas barreiras e de um muro, situações essas que estão a ser resolvidas pela Proteção Civil Municipal que, durante a tarde, procedeu igualmente à remoção de material lenhoso que se encontrava a boiar no Rio.

"Andámos durante a tarde a desimpedir a passagem da água junto à Ponte de Águeda, onde se acumulam detritos florestais e está tudo limpo", esclareceu.

Tranquilidade é a palavra usada pelo comandante dos Bombeiros de Águeda para descrever a situação, tanto mais que a chuva intensa "parou há algumas horas e a tendência do Rio vai ser de descer o caudal".

Segundo disse à Lusa, apenas a zona do Sardão, como é frequente, ficou inundada, o que levou ao corte de algumas estradas, como ocorre em situações semelhantes.

"A parte comercial da baixa de Águeda não foi atingida, mas apenas a zona do Sardão e não tivemos nenhum pedido de auxílio por parte de particulares, sendo, até agora, uma cheia perfeitamente normal", considerou.

O comandante dos Bombeiros esclareceu que, por precaução, será mantido o alerta e foi reforçado o piquete da Corporação com mais homens.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.