Mau tempo não dá descanso ao norte do país

Mau tempo não dá descanso ao norte do país
| Norte
Porto Canal (LYC)

O mau tempo está a afectar sobretudo o norte do país. Até agora, houve registos de inundações, estradas cortadas, desmoronamentos e derrocadas.

O Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga registou, entre as 00h00 de domingo e as 16h00 desta segunda-feira, 48 ocorrências, em grande parte relacionadas com inundações urbanas “de pequena monta”, informou o comandante distrital, Hercílio Campos.

Hercílio Campos disse à Lusa que, além das inundações, se registaram também quedas de algumas estruturas, como sinais de trânsito.

Já em Vila Real, o mau tempo obrigou ao corte de três estradas, no distrito nas zonas de Aveção do Cabo e de Parada de Cunhos (Vila Real) e Vilarinho de Cotas (Alijó), disse fonte da GNR.

O tenente-coronel José Faria, do comando distrital da GNR de Vila Real, referiu que alguns desmoronamentos levaram ao corte de três estradas no distrito transmontano.

De acordo com o oficial, estão com o trânsito cortado a Estrada Nacional (EN) 304, que liga a Campeã (Vila Real) a Mondim de Basto, na zona de Aveção do Cabo, sendo a alternativa a via que atravessa esta mesma localidade. Também a Estrada Municipal (EM) 585 foi interrompida nos dois sentidos devido ao deslizamento de terras para a via. A alternativa é a EN 323-3.

Desde esta manhã que a EN2, entre Parada de Cunhos e a Cumieira, está também cortada devido a um desmoronamento para a via, que tem como alternativa a EM 1244 em Pomarelhos, que tem saída para o Itinerário Principal 4 (IP4) em Arrabães.

Segundo José Faria, o mau tempo condicionou a EN 312, na zona de Cerva, Ribeira de Pena, onde a circulação rodoviária se faz de forma alternada.

Ao todo registaram-se 12 ocorrências no distrito em consequência da forte precipitação, que provocou derrocadas, afectou uma habitação e provocou um desalojado, cortou a Estrada Nacional 2 (EN2), causou pequenas inundações e derrubou um muro.

No concelho da Trofa o mau tempo levou ao corte de trânsito na Estrada Nacional (EN) 14, informou à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) local.

O corte de trânsito percorre mais de um quilómetro, num trajecto onde ficam localizadas a Câmara Municipal da Trofa e o Estádio do Trofense, ou seja entre as ruas Américo Campos e Moinhos da Lagoa.

A decisão de cortar a estrada foi tomada pelas 11h30 e a situação só será reposta "quando o mau tempo abrandar", avançou fonte da GNR

 

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).